quarta-feira, abril 18, 2007

Linguagem do corpo - capitulo 1




TIPOS DE BEIJOS


- Beijos familiares: é o beijo que melhor resiste fora do universo erótico. Porém, em uma sociedade que há muito assimilou a proibição do incesto, este tipo de beijo, na boca, objetam alguns, tende a desaparecer. Os pais se verão limitados a beijarem a testa das filhas, sobretudo nesta época em que beijo na boca é cada vez mais reservado aos amantes.


- Beijos de cortesia: o beijo de saudação, dado na face pelos burgueses e nos lábios pela nobreza, é atacado no final da Idade Média pelos pregadores e pelos filósofos, vivendo assim seus últimos momentos. Para justificar a restrição dos beijos nos séculos XVI e XVII, invocaram-se preocupações higiênicas em razão das epidemias, da maquiagem ou da severidade dos costumes após a Contra-Reforma.


- Beijo do vencedor: é uma forma simbólica de congratulação na vida cotidiana. Dado por amigos e parentes após sucesso em algum exame, concurso, após a realização de uma proeza pessoal, de um progresso, etc.


- Beijo de Judas: é o beijo da traição, que dissimula as intenções e os desejos.


- Beijos e Máfia Italiana: é um dos tipos de beijos ritualísticos, presentes em várias organizações. Em 1995 os beijos foram abolidos pela máfia italiana para que seus integrantes não fossem mais reconhecidos pela polícia. Havia um código para cada tipo de beijo:

- Beijo na mão: sinal de respeito;- Beijo no rosto: saudações, boas-vindas;- Dois beijos no rosto: um acordo acaba de ser selado;- Beijo na boca: descoberta de traição e condenação à morte;- Três beijos no rosto: precedem uma execução.


- Beijos de amor: é o ceder a outro o acesso à intimidade do próprio corpo, numa experiência mútua de afeto e sexualidade, de partilhar o prazer da pressão das bocas que logo buscam beijar outras partes do corpo. O beijo amoroso ou erótico é pleno de simbolismos como troca e doação de sopro, energia, alma e vida, possíveis de serem experimentados porque os amantes estão em profunda interação.


texto daqui.

tela: Os Amantes, 1928. Magritte, Museu Magritte, Bruxelas.


entretanto... até à próxima!

entrelinhas:
tá mal!! tinha acabado ontem ou não sei quando de pôr este beijo no arquivo de imagens!! é claro que nunca sei para que fim as vou usar, mas se estão no arquivo SÃO MINHAS!! conclusão: tás em dívida outra vez, entremiles! e se não são direitos de autor os que me assistem são, pelo menos, direitos de arquivador!!
tou chateado, pois tou!
quanto à beijoquice, acho que até nem tem nada a ver... o que o magritte queria sugerir era, segundo os estudos mais recentes, a importância do linho na indústria têxtil.
 
q fdp de tema!
dá vontade é de falar de cebolas!!
pffffffffffffffffffffffffffffffffff
 
beijos, beijos, beijos quem não gosta?
 
Dêem muitos beijos de amor! :))
 
d.: entao???????? deixa-te de antipatias faxfabore!!!!!
olha eo que é fdp???? um clube de futebol????
 
Para mim tem que ser beijo á mafia, dá um ar mais mediterranico mais familiar mais marginal. Nada como um bom abraço.
 
Gostei especialmente dos beijos da máfia... 3 beijos no rosto= execução... vou deixar de brincar com o fogo....
 
Agora apetece-me beijar alguém....
 
Eu cá sou adepto do beijo à esquimó, os meus sobrinhos que o digam. E penso que isto dos beijos para cumprimentar. No fim de contas é só face com face e ninguém da beijos a ninguém. Experimentei beijos dos quatro cantos da Europa e o beijo das portuguesas é dos melhores.

p.s.- ñ comento tentativas fúteis de bajulação como a de ontem :P eu conheço-te
 
zeus: és uma peste!!! mas olha eu assumo quando quero ser bajulada, já é um principio!!!! :p
 
beijinhos
 
Pensar nesta perspectiva taxionómica tira a vontade...
 
Eu adoro os beijos do meu amor :) ta muito fixe .. kisses
 
giro foi descobrir porque surgiu o beijo... pura necessidade básica em tempos primitivos...necessidade de sal, interessante, não?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?