quinta-feira, abril 20, 2006

GOOGLE - sois GRANDES caramba!!!


Aniversário do nascimento de Joan Miró!
entretanto... até à próxima!

entrelinhas:
No ano passado escrevi este post.
Aqui fica: Joan Miró Ferrá nasceu em Barcelona, a 20 de Abril de 1893, filho de um relojoeiro. Inscreveu-se na escola de Belas-Artes em 1907 e trabalhou como ajudante de contabilidade numa empresa de construção entre 1910-1911.
Foi para Paris em Março de 1920: conheceu Picasso e juntou-se ao movimento surrealista de Paul Élouard, André Breton e Louis Aragon.
A pintura o Carnaval de Arlequim, de 1925, inaugurou uma linguagem simbólica , cujo os símbolos remetem para uma fantasia inocente, fora de todo o contexto surrealista da época.
Em 1925 algumas das suas obras são expostas na primeira exposição surrealista, realizada em Paris. Em 1928 viaja pela Holanda, dedicando-se ao mesmo tempo há criação de cenários para ballets.
Os anos da Guerra Civil de Espanha e da II Guerra Mundial marcaram a sua pintura. Em 1941 o MoMA dedica-lhe uma retrospectiva. Foi ceramista e fez pinturas murais, entre outras, para a UNESCO (1958).
No final da sua vida reduziu os elementos da sua linguagem artística a pontos, linhas , alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o preto e o branco.
Morreu a 25 de Dezembro de 1983, em Palma de Maiorca, ano da inauguração de uma escultura monumental no átrio da sede do governo em Barcelona.

“Como é que encontrava todas as minhas ideias para quadros? Pois bem, à noite, já tarde, voltava ao meu atelier na Rue Blomet e deitava-me; às vezes, sem sequer ter jantado. Tinha sensações que anotava no meu caderno. Via aparecer formas no tecto...” Miró
 
:) Gosto muito de Miró, dos quadros dele, das esculturas. A Fundação e a fonte de mercúrio. :) Gosto. Muito. Tenho várias coisas dessa Fundação em casa e que bem que sabe beber chá ém chávenas com cópias de pinturas suas.
 
Tudo falou de Miró... ontem na prova oral ouvi tb fazer referência à lembrança do google! bj
 
armando: devo escrever - És grande!!! ;)
folha: tens um serviço de chá?!?!?! que must adorava!!! Adoro Miró!!!
eu tenho umas chavenas mas com réplicas de Van Gogh tb espectaculares devo dizer... ;)
quiosk:yeap!!! Yesterday was the "M" day!!! bj
 
Serviço de chá comprado na Fundação Joan Miró, em Barcelona. :) Nada de especial, diga-se. Mas eu gosto muito. :)
 
folha: só pelo simples facto de ter sido comprado onde foi ja vale pelo significado... certamente ;)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?