segunda-feira, dezembro 26, 2005

Obrigado RTP 2


Valha-nos a 2 para salvar a programação televisiva de Natal...

Dia 25 de Dezembro às 22:30h
CINEMA PARAÍSO
«NUOVO CINEMA PARADISO»
Um filme de rara e tocante sensibilidade
Salvatore Di Vitta, um bem sucedido cineasta italiano, recebe um telefonema da sua mãe na Sicília, onde nasceu e cresceu, que lhe dá a conhecer a morte de Alfredo. Salvatore regressa à Sicília, após muitos anos de ausência, e recorda os seus tempos de infância e adolescência na aldeia de Giancaldo e a sua longa e inesquecível amizade com Alfredo, o projeccionista do cinema local. Totó, como era então conhecido Salvatore e cujo pai tinha desaparecido durante a Segunda Guerra Mundial, sempre que podia fugir dos seus deveres como ajudante na missa refugiava-se no "Cinema Paraíso".
Alfredo, o projeccionista permitia que Totó visse todos os filmes e em certa medida preenchia o lugar do seu pai. Totó cresceu na magia do cinema e fascinado por essa personalidade fabulosa que era Alfredo, determinante na sua opção de vida pelo cinema e que agora regressa para o enterrar e receber o seu último legado.
"Cinema Paraíso" de Giuseppe Tornatore foi um dos maiores triunfos do cinema italiano, tendo conquistado em Cannes o Prémio Especial do Juri e o Oscar da Academia de Hollywood para o Melhor Filme de Língua Estrangeira. Filme nostálgico e evocativo, que gira em torno das memórias de um cineasta que recorda a sua infância e adolescência numa aldeia da Sicília e a sua prodigiosa amizade com o projeccionista do cinema local que marcou toda a sua vida, "Cinema Paraíso" é, simultaneamente, uma inspirada, sincera e emotiva homenagem ao próprio cinema onde, através dos filmes, se observa a evolução do Mundo e da pequena comunidade dividida entre a igreja e o cinema.
Uma notável realização de Tornatore, magistralmente servida pelas inesquecíveis interpretações de Philippe Noiret e do pequeno Salvatore Cascio, num filme de rara e tocante sensibilidade que alia habilmente o humor e a nostalgia no mais fabuloso exercícios de pura paixão cinéfila.
Origem: Itália – 1988
Duração: 122m(cor)
Realização: Giuseppe Tornatore
Música: Ennio Morricone
Com: Philippe Noiret, Salvatore Cascio
entretanto... até à próxima!

entrelinhas:
angela: por acaso também por sorte que o apanhei no canal 2, é girissimo!!!
Foi BOM, espero que o teu também tenha sido...;)
 
Não o vi neste Natal, mas é um dos meus filmes de culto.Já o vi muitas, muitas vezes.
Parece que tudo correu bem no Natal e outra coisa não era de esperar.
Uma boa semana e um abraço.
 
armando: também o revi por pura sorte... Este filme relembra-me o meu avó materno, foi com ele que o vi pela primeira vez... Sim correu tudo bem, espero que contigo também...;)
 
bocas: como já disse ao armando, tenho um carinho especial por este filme devido ao meu avô materno, talvez a pessoa que mais influenciou o meu gosto por cinema... e na realidade este filme tem momentos e expressões fenomenais!! ;)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?