segunda-feira, julho 18, 2005

Pelos simples objectos.



Pronto já que recebi alguns feedbacks de que: ah e tal o teu blog parece uma viagem ao interminável mundo do National Geographic, virei costas aos seres vivos, por hoje, e dediquei a minha atenção aos objectos! A dois em particular que eu na minha modesta ignorância, durante muitos anos nem tão pouco sabia que eram distintos entre si....
Até que, fui confrontada com a grande questão, numa simples banquinha de feira de Artesanato,: Menina vai querer levar um Pião ou uma Piasca? E eu com o meu magnânimo conhecimento acerca de todos os jogos tradicionais e tipicos deste nosso rico cantinho a beira mar plantado, olhei para as baçias mesmo a minha frente agarrei naquilo que para mim era uma pião nada mais que um pião com a respectiva guita e disse (com aquele ar que me caracteriza, como quem transporta toda a verdade do mundo): Levo aqui este pião!!!! E nesse mesmo momento recebi um olhar do artesão (com aquele pensamento de: Ai valha-me Deus, estas Meninas da cidade...): Menina isso é uma piasca, os piões estão na baçia ao lado, não ve a diferença?!?!?!?!!?
Mas o que é facto é que eu não via, ou melhor nunca tinha visto... Sabia lá eu que no mundo pioano havia sexismos, piões e piascas, para as meninas e para os meninos, uns que se atiram de cima outros para a frente??????? É claro que eu não sabia!!!! Eu sabia que em criança jogava ao pião, agora se era macho ou fêmea não fazia a mais pálida ideia... Mas pelos vistos isto é uma verdade universal (eu só espero que haja alguém que vai ler isto que tambem não saiba, assim não me vou sentir isolada e vou dar este post como bem empregue!!! A esse alguem, o meu de nada, agradecida estou eu...
Deixo abaixo as explicações formais com as respectivas imagens comprovativas.

O dito Pião:


A dita Piasca:


Estiveram atentos ao formato da ponta? Pelos vistos aí reside o cerne da questão!!!

Jogo do pião

No início do jogo envolve-se o pião, a partir do bico, com um fio apertado cuja ponta superior se mantém solta, de modo a envolver o polegar e o dedo médio, e se conserva fechada na palma da mão semifechada. Em alguns casos desenha-se um círculo que demarca a área do jogo sobre a qual são lançados os piões e de onde se tenta expulsar o pião do adversário. Em outras circunstâncias, joga-se sem qualquer demarcação. Aí, procura-se apenas atingir, partir e afastar o pião oponente.

Jogo da piasca

Jogo de raparigas, hoje desaparecido, equivalente ao jogo do pião usado pelos rapazes. Supõe uma técnica de lançamento diferente.

entretanto... até à próxima!


entrelinhas:
então em vez de pilinha e pitinha, podemos simplesmente começar a dizer pião e piasca. sempre é mais pitoresco e vamos mantendo na oralidade o património folclórico nacional.
 
temo ter que contrariar mas as palavras que estarão para substituição no nosso vocabulário sarão Pilau e Pombinha...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?